segunda-feira, 26 de maio de 2008

BENFICA LANÇA CURSOS DE ESPANHOL


Na sequência da apresentação de Quique Flores como novo treinador do Benfica, o clube da Luz vai abrir vagas para vários cursos de iniciação ao Castelhano, destinados a aspirantes a futuros treinadores de futebol (com estágios garantidos nos escalões de formação do Benfica) e a actuais treinadores de bancada. A iniciativa tem um duplo objectivo: 1) angariar com mais facilidade (e menos dispêndio para os cofres do clube) técnicos fluentes na língua espanhola, visto que os que são, de facto, espanhóis são notoriamente mais caros de contratar que portugueses que falem castelhano; 2) haver melhor comunicação entre os milhares de treinadores de bancada presentes no Estádio da Luz em todos os jogos caseiros do Benfica e a equipa técnica durantes as partidas da Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Taça da Liga e competições europeias (o que não terá acontecido em épocas passadas, com resultados claramente negativos para o emblema da águia).

segunda-feira, 19 de maio de 2008

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
FUTEBOL É O GRANDE RESPONSÁVEL


Um estudo recente aponta o Domingo como o dia em que mais casos de violência doméstica sucedem. Por outro lado, a quarta-feira é o dia em que menos casos há a registar. Na sequência deste estudo, realizou-se um outro para apurar as razões pelas quais a realidade da violência doméstica em Portugal é aquela que o primeiro estudo revelou. As conclusões chegam agora ao conhecimento público: no fundo, a "culpa" é do futebol. Se à quarta-feira a grande maioria dos homens entrevistados diz que o futebol de qualidade oferecido pela Liga dos Campeões os distrai ao ponto de nem saberem que a mulher está em casa, já ao Domingo os desaires do Benfica são férteis em desencadear brigas conjugais. As excepções a esta regra acontecem quando o Benfica joga a meio da semana ou no Domingo à noite. Nesses casos, a noite de quarta-feira, todo o dia de quinta e também a segunda-feira registam aumento do número de casos de violência doméstica em Portugal.

domingo, 18 de maio de 2008

COMBUSTÍVEIS SOBEM
DESEMPREGO DESCE


O Governo está a pensar não voltar a abordar publicamente a questão das repetidas oscilações de preços dos combustíveis, ao contrário do que fez na semana passada, após o 17º aumento verificado desde o início de 2008. A razão para este recúo, segundo fonte governamental, é a garantia dada pelas gasolineiras de que tais variações permitem a criação de postos de trabalho, o que reduzirá automaticamente os números do desemprego. Ao que tudo indica, vão abrir ventenas de vagas para Alteradores de Preçários nos postos de abastecimento de norte a sul. Basicamente, a actividade destes (novos) profissionais é actualizar os preçários colocados junto às estradas e às caixas de pagamento dos estabelecimentos mudando as pequenas placas com algarismos que compõem os preços em vigor. Como os preços sobem com muita frequência (prevê-se que venham a subir até mais do que uma vez por dia), o ofício de Alterador de Preçário pode mesmo vir a ser uma actividade a tempo inteiro, reconhecida oficialmente. O Governo ganha a oportunidade de anunciar uma descida da taxa de desemprego em Portugal e as gasolineiras ganham algum "espaço" sem a crítica pública do Executivo. Ao que parece, só as Finanças estão a lidar algo mal com esta questão, visto ainda não ter sido possível a criação de um código específico para identificar a nova actividade profissional, pelo que não se sabe ainda até quando cairá na categoria "Outros Serviços".

quinta-feira, 15 de maio de 2008

DIRIGENTES DESPORTIVOS MUDAM-SE PARA O CONCELHO DE OEIRAS


Vários dirigentes de clubes de futebol, envolvidos em alegados casos de corrupção (ou tentativa de corrupção) sobre árbitros e/ou sobre outros dirigentes, estão a mudar de residência. A mudança, por si só, não é polémica, visto que nenhum dos indivíduos em causa se recusou em avisar as autoridades e os tribunais da alteração de morada. No entanto, o caso está a suscitar alguma curiosidade. A razão é simples. Estão todos a mudar "de armas e bagagens" para o mesmo condomínio do concelho de Oeiras. Apesar das repetidas tentativas do nosso jornal em obter uma explicação de qualquer um destes dirigentes (agora em processo de mudanças), nenhum se mostrou disponível para esclarecer a razão pela qual foi escolhido por todos o condomínio chamado... Vila das Boas Sentenças.

terça-feira, 13 de maio de 2008

JORNAL CORREIO DIÁRIO TRIPLICA AS VENDAS


São números absolutamente impressionantes. O Jornal Correio Diário (JCD) acaba de registar a maior subida nos registos de vendas desde que nasceu, há 8 anos atrás. A tiragem triplicou para os 375924 exemplares, por imposição da procura. Estas informações são ainda mais surpreendentes quando se regista o facto de o JCD nem sequer ter uma edição em papel ou (decorrente do facto anterior) de alguma vez ter tido a tiragem de um único exemplar, o que dificulta muito as contas de multiplicar (acima de tudo, as de multiplicar por três - como se sabe, as mais complicadas de fazer).

domingo, 11 de maio de 2008

BENFICA CAMPEÃO

O Benfica é campeão nacional 2007/2008. As águias bateram o Vitória de Setúbal por uma bola a zero, o suficiente para garantir o primeiro lugar na primeira liga. Rui Costa, que se despediu hoje dos relvados não podia ter terminado a carreira da melhor maneira. Na contagem final, o Sporting ficou em segundo e o Vitória de Guimarães em terceiro. Nestas contas não entra o Porto, considerada uma equipa de outro campeonato.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

HOJE NÃO VAI ACONTECER NADA EM PORTUGAL


Esta é uma notícia sujeita a alterações ou ao surgimento de outras notícias que a contradigam categoricamente.


= = = UPDATE @ 20:00 = = =


Apesar de ainda se terem ouvido rumores de que algo de mais ou menos significativo aconteceria no mundo do futebol nacional... acabou por não se passar rigorosamente nada. Era bom que se passasse. Detestamos aquilo a que no Jornalismo se intitula Slow News Day.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

TV'S EM PROTESTO AMEAÇAM EMITIR A PRETO E BRANCO


Nos próximos dias, poderemos começar a ver televisão a preto e branco, como dantes, sendo esta a forma encontrada pelos operadores para se manifestar contra aquilo a que chamam de «situação de indecorosa falta de vergonha que reina no mundo das revistas da especialidade». Segundo os operadores de televisão portugueses, os porta-vozes das associações de espectadores escrevem semanalmente crónicas pagas por várias revistas de televisão fazendo a crítica a inúmeros programas das emissoras sem consultar previamente os seus associados, os espectadores. Os directores das cadeias de TV alegam que os porta-vozes «não passam de mercenários que se aproveitam da sua posição para ganhar dinheiro, servindo outros interesses que não os dos espectadores de televisão, criticando de forma depeciativa conteúdos que, claramente, são da preferência dos portugueses, como demonstram as audiências. Se a situação não se alterar e as publicações em causa, no mínimo, não exijam a audição dos espectadores (que compõem as associações) pelos referidos porta-vozes antes da redacção de cada crónica, as emissões começarão a fazer-se a preto e branco, em sinal de protesto, para que os espectadores de todo o país percebam o que está em causa». A ideia dos operadores (confirmada por fonte próxima dos mesmos) é fazer com que sejam os espectadores a «culpar» as revistas, deixando de as comprar, pelo que é esperado que as emissões nem venham a perder a cor. Nenhuma associação de espectadores quis reagir oficialmente a esta notícia, muito embora já haja rumores que dão conta da demissão imediata de pelo menos quatro destes porta-vozes das respectivas associações e das revistas onde comentavam, que também não comentaram a notícia. Mas os operadores de televisão mantém a ameaça, pois ainda esta manhã (já depois do anúncio dos operadores), um comentador de televisão, também porta-voz de uma associação de espectadores, garantiu na sua crónica semanal que «o importante é falar mal dos programas, para que os palermas dos espectadores saibam o que é mau na minha opinião e passem a ver só canais culturais em vez de novelas e jogos de bola», ponto de vista defendido também pelo jornal que publicou o texto: o Jornal Universitário de Meirinhas do Dão. Ou seja, os tempos da televisão a cores podem ter mesmo os dias contados. E ninguém sabe dizer quanto tempo poderá durar o (prometido) regresso ao tempo da televisão a preto e branco.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

RADAR DE VELOCIDADE DESTRUÍDO EM LISBOA



Esta madrugada, um dos radares de detecção de velocidade rodoviária da cidade de Lisboa foi totalmente destruído. O caso está, no entanto, coberto de ironia. Ao que o nosso jornal conseguiu apurar, o aparelho foi destruído por um automóvel em excesso de velocidade mas cujas marcas de travagem indiciam que o condutor perdeu o controlo da viatura devido ao mau estado do pavimento naquele local quando tentava abrandar, como todos os condutores fazem sempre que por ali passam. Como se isso não bastasse, nem o condutor nem o veículo foram identificados visto que o acidente fez com que a câmara fotográfica colocada junto do radar ficasse também totalmente destruída, impossibilitando-a de captar a imagem do carro envolvido.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

*ÚLTIMA HORA*
GRANDES DE LISBOA PONDERAM ALTERAR SÍMBOLOS


*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*


Altos representantes do Sporting e do Benfica reuniram-se durante a madrugada passada para discutir uma actualização dos seus símbolos, o leão e a águia, respectivamente.
Sabemos de fonte fidedigna (ou terá sido um bufo?...) que o Sporting está a pensar em deixar o leão para trás e passar a exibir um gatinho (tipo Gato das Botas do Shrek quando faz aquele ar de coitadinho...), enquanto o Benfica deixará de mostrar a majestosa águia para dar lugar a uma galinha do campo.
A coisa parece ter pernas para andar, ainda que o Benfica esteja mais indeciso, pois sabem que será muito difícil para a galinha fazer aquele voo espectacular das bancadas para o relvado.
Movimentações para acompanhar nas próximas horas.

"FESTA DOS FUTEBOLISTAS" PERDE POR FALTA DE COMPARÊNCIA



Foi um verdadeiro flop a "Festa de Fim da Época 2007/2008" daquele que é, segundo os seus proprietários, o maior ponto de encontro dos futebolistas mais famosos na noite lisboeta. A nota de imprensa enviada pelos responsáveis do bar às redacções garantia que, todas as semanas, grande parte dos mais conhecidos craques da liga de futebol, se reúnem em convívio naquele espaço da noite da capital. O evento foi marcado precisamente para um domingo, por ser a noite antes da habitual folga dos atletas e, consequentemente, a de maior movimento todas as semanas no bar. Mas, para desilusão das várias dezenas de jornalistas, fotógrafos e repórteres de imagem presentes à porta, nem um único futebolista compareceu na festa. Fonte próxima da gerência, em declarações ao nosso jornal, afirmou ser com «enorme surpressa e estranheza que, pela primeira vez em vários anos, se vê o bar às moscas. Não percebemos o que aconteceu, até porque os nossos clientes futebolistas sempre garantiram fidelidade a esta casa e logo hoje, apesar de convidados, nenhum compareceu nem justificou a ausência. Estamos desolados porque esta festa era dedicada a eles.» Curiosamente, todos os futebolistas que contactámos para tentar perceber melhor a situação negaram conhecer sequer a existência de tal bar, quanto mais a ida semanal para convívio nocturno. No entanto, no local, os jornalistas presentes identificaram vários indivíduos pertencentes ou ligados às direcções de clubes de futebol. Quando questionados acerca da sua passagem por ali, todos afirmaram ser mera coincidência de trajecto no caminho para casa ou para as instalações do clube, embora alguns deles tenham passado em frente do bar até cinco vezes em apenas duas horas.

sábado, 3 de maio de 2008

PONTE VELHA, VARANDA NOVA



A Ponte 25 de Abril vai conhecer uma nova vida. A partir de Junho, a ponte vai estar aberta apenas a transeuntes. O protocolo entre o Governo e as Câmaras de Lisboa e Almada foi assinado hoje. A medida pretende devolver o movimento à ponte, que passa a ser uma atracção turística, e mudará o nome para Varanda do Tejo. Construída há mais de oitenta anos, a ponte, que já foi passagem de milhares de veículos diariamente durante anos, começou a perder utentes desde que foi instalado um heliporto no Cristo-Rei. Foi inaugurada, em 1966, como Ponte António de Oliveira Salazar, para passar a chamar-se, menos de uma década depois e no novo regime político, de Ponte 25 de Abril. Agora, em 2050, conhece a terceira mudança de nome: Varanda do Tejo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

JORNAL CORREIO DIÁRIO FAZ HOJE 5 ANOS



A nossa redacção está de parabéns! Embora nunca tenhamos feito uma notícia de verdade (nem sequer uma de mentira) ou muito menos tenhamos existido antes deste exacto momento, decidimos comemorar desde já o nosso quinto aniversário, para nos pouparmos a todo aquele doloroso periodo de nascimento, afirmação e crescimento de uma publicação acabada de ser criada. Ainda não temos mais do que um repórter (que já está devidamente instruído para jamais publicar uma informação fidedigna) mas estamos a celebrar o nosso primeiro aniversário de "conta redonda", com a certeza de que somos, se calhar, o jornal de não-notícias mais lido no país da desinformação. O céu é o limite. E já temos cinco anos de experiência para o podermos afirmar.